Usar estampas na decoração

Usar estampas na decoração

Na hora de decorar um ambiente, as estampas são uma ótima escolha, desde que utilizadas com elegância e bom senso. Afinal, como estampas são chamativas, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o ambiente e deixar a decoração cansativa.

usando estampas decoracao Usar estampas na decoração

Misturar estampas e cores na decoração de ambientes é uma tendência que pode ser cada vez mais observada na decoração, tanto para criar ambientes coloridos e receptivos, quanto para dar um toque diferente em um ambiente minimalista ou decorado predominantemente com tons neutros.

Para acertar em cheio na decoração de qualquer ambiente usando as estampas para dar um toque de cor, confira abaixo algumas dicas:

- Procure inspiração: antes de comprar as peças estampadas, procure bastante, visite lojas, converse com pessoas que usaram cores em seus ambientes. Assim, poderá ter uma ideia mais realista de como ficará a decoração.

- Use almofadas: usar almofadas estampadas é a forma mais fácil de usar este elemento na sala. As almofadas são um toque especial ao ambiente, e se a estampa cansar, basta trocar a capa e pronto, problema resolvido!

Além disso as almofadas podem ser usadas como complemento ao sofá e poltronas, ou então no tapete. Para usar almofadas estampadas opte por sofás de cor neutra.

- Coloque uma poltrona colorida: usar uma poltrona estampada para fechar a sala fica elegante e diferente, e confere ao local a cor necessária para não deixar a sala monótona.

- Use estampas com cores que já estão no ambiente: prefira estampas que usem cores (pode ser em outro tom) que já estão no ambiente. Por exemplo, se uma das paredes está pintada de verde, use estampas que possuam elementos verdes para combinar e não deixar a sala com muita informação visual.

- Use papéis de parede: eles podem compor bem o ambiente, desde que os móveis mantenham a sobriedade necessária. Podem ser empregados em apenas uma parede também, apenas para dar alegria ao local.

Se for no quarto, pode usar em todas as paredes, mas evita estampas com cores quentes, pois elas atrapalham o descanso e deixam a mente inquieta.

- Abajur estampado: o abajur ou a luminária podem ter uma estampa diferente, e deixam a decoração elegante, além de serem objetos extremamente funcionais.

- Escolha um canto do ambiente para estampar: para não deixar o ambiente pesado, escolha um dos cantos do cômodo para estampar. O resultado fica muito bonito e discreto, apesar da estampa.

- Quadros coloridos: a estampa pode ser usada também em quadros que compõe um conjunto. Um exemplo: três quadros que mostram fragmentos de desenho e que juntos, formam uma única estampa aleatória.

Fica criativo e muito bonito, além de ser moderno e combinar com praticamente todos os tipos de ambientes e decoração, desde o quarto, sala e cozinha, até decorações minimalistas ou retrô.

- Decoração retrô: a decoração retrô usa e abuse de estampas e cores fortes, por isso usar elementos retrôs na decoração deixa o ambiente bem composto e divertido.

Se for usar no quarto, opte por estampas mais claras e de tons pastel para não deixar muita informação no ambiente, já que este é um local de descanso.

Veja alguns tipos de estampas populares:

- Toile de Jouy: desenhos detalhados e de origem francesa, bem parecidos com arabescos, mas que atualmente estão fora de moda.

- Motivos tropicais (palmeiras, pássaros entre outros): também não são utilizados com frequência, mas ficam bonitos em alguns ambientes.

- Xadrez: as estampas de origem xadrez como o Vichy (duas cores), o tartã (chamado de xadrez escocês) entre outros, estão na moda não só para roupas mas como papel de parede e capa de almofadas.

- Poá: estampa de bolinhas, dá um toque delicado ao ambiente e pode ser usado no quarto.

- Pied-de-Poule: popularizado por Christian Dior, esta padronagem pode ser usada em diversos ambientes, como estampa para sofá ou papel de parede.

São várias as maneiras de usar estampas na decoração, basta não ter medo de ousar e ir aos poucos, para criar ambientes personalizados e muito bonitos e modernos.

usando estampas decoracao 1 Usar estampas na decoração

usando estampas decoracao 2 Usar estampas na decoração

pixel Usar estampas na decoração
Gostou deste artigo?
Receba as novidades do site em seu email!
Aproveite, é Gratuito! =)

Deixe um Comentário...