Usar espelhos na decoração

Usar espelhos na decoração

Os espelhos podem ser usados de diversas formas na decoração de uma casa, sendo tanto um objeto decorativo quanto permitindo alguns truques que podem deixar o ambiente mais aconchegante.

decorando casa com espelhos Usar espelhos na decoração

Usar espelhos na decoração

Posicionados no local correto os espelhos podem servir para ampliar espaços, ajudar a iluminar ambientes entre outras tarefas.

Mas para que os espelhos deixem a casa bonita é necessário saber como usá-los da maneira apropriada. Confira algumas dicas para aprender a decorar o ambiente com espelhos de modo a deixar a casa elegante e moderna.

Truques

- Aumentar espaço: para deixar o espaço maior o ideal é empregar espelhos grandes, que cubram a parede inteira. Esta parede deverá ser criteriosamente escolhida.

Não é boa prática colocar esse espelho na parede que dá de frente para a porta de entrada. O ideal é usá-lo em paredes estreitas e laterais pois assim parece que o ambiente continua depois do espelho, dando impressão de amplitude.

- Iluminar ambientes: o espelho é uma superfície refletora portanto pode ser usado para deixar o ambiente mais iluminado. É possível criar efeitos belíssimos usando sobreposição de espelhos em molduras, que geram um efeito luminoso e ainda ajudam a proporcionar sensação de amplitude no ambiente.

É preciso tomar cuidado para não posicionar o espelho diretamente em frente a um foco de luz, para não criar reflexos desagradáveis.

- Dividir ambientes: os espelhos são uma forma charmosa e elegante de dividir ambientes. Ao invés de usar painéis é possível usar os espelhos no local da divisão.

Para não proporcionar um efeito muito luminoso ou desagradável, o espelho pode ser tratado para ser fosco, assim refletirá a luminosidade mas sem provocar reflexos.

Confira abaixo dicas para não errar na escolha e posicionamento do espelho:

- Não coloque espelhos em alturas que permitam ver apenas a metade de pessoas e objetos, pois proporciona uma sensação desagradável, parece que as pessoas estão “cortadas”.

- Escolha espelhos de boa qualidade, que não distorçam as imagens e também não possuam manchas. Isso pode também fazer com que os presentes se sintam mal diante da imagem mal formada do espelho.

- Posicione espelhos de modo que reflitam o jardim, pois é uma bela imagem que proporciona paz e tranquilidade. Evite espelhos que reflitam a rua ou outros locais agitados.

- Para manter a harmonia do ambiente, escolha espelhos arredondados para locais em que os móveis possuírem linhas retas, e escolha espelhos de linhas retas em locais em que os móveis possuem linhas arredondadas. Assim o ambiente não ficará muito quadrado ou redondo, proporcionando mais elegância à decoração.

- Se a intenção é decorar a parede como se fossem quadros, escolha espelhos de formatos iguais e tamanhos ligeiramente diferentes, com molduras de cores diversas. Posicione-os em padrões, fica muito bonito.

- Se a parede possuir textura ou cores mais vivas, opte por modelos de espelhos que não tenham textura, para não deixar a parede com informação visual demais.

- Uma forma de decorar uma parede é usar vários espelhos redondos do mesmo tamanho, dispostos um ao lado do outro mantendo o mesmo padrão de distância.

Com essas dicas é possível criar decorações bonitas e criativas, e ainda usar a propriedade reflexiva do espelho para aumentar o ambiente ou proporcionar mais claridade. Não deixe de seguir essas dicas e decorar seus ambientes com espelhos!

decorando casa com espelhos 1 Usar espelhos na decoração

decorando casa com espelhos 2 Usar espelhos na decoração

pixel Usar espelhos na decoração
Gostou deste artigo?
Receba as novidades do site em seu email!
Aproveite, é Gratuito! =)

Deixe um Comentário...