Telhas ecológicas

Telhas ecológicas

A indústria da construção civil está cada vez mais pensando na sustentabilidade de seus materiais, empregando matéria prima menos nociva ao ambiente e até mesmo à saúde humana.

telhas ecologicas Telhas ecológicas

Telhas ecológicas

Um exemplo é a telha ecológica, um produto que traz alta tecnologia aliada à sustentabilidade para a construção, e ainda oferece mais vantagens do que o modelo convencional.

Aprenda um pouco mais sobre as telhas ecológicas, quais as suas vantagens, como são fabricadas e onde podem ser utilizadas.

Como as telhas são fabricadas

As telhas ecológicas podem ser feitas de diversos materiais, como matéria prima advinda dos processos de reciclagem nas cidades – embalagens de leite longa vida e tubos de creme dental, por exemplo, podem ser utilizados para fabricar as novas telhas ecológicas, já que esses materiais são compostos em média de 75% de plástico e 25% de alumínio.

Por serem confeccionadas com uma pequena quantidade de alumínio essas telhas podem ser incômodas para a visão, por isso ao empregá-las no telhado é importante construir a casa de forma a não favorecer o reflexo. No entanto modelos mais novos já permitem pintura e podem ser empregados em praticamente todos os tipos de telhado.

Outros materiais que podem ser usados como matéria prima da telha sustentável estão fibras naturais como o betume, uma fibra de origem vegetal que confere leveza e resistência ás telhas.

Além disso, as fibras vegetais não agridem o meio ambiente, devido ao processo de produção que utiliza menos energia e permite o reuso da água de forma simples. Já as telhas fabricadas com material oriundo da reciclagem também economizam recursos naturais.

Vantagens das telhas ecológicas

Como os materiais empregados não são quebráveis, minimiza problemas com goteiras, além de possuir outras inúmeras vantagens: é bastante flexível, não é suscetível à chuva de granizo, possui alta flexibilidade, não propaga chamas e reduz o peso do telhado, pois possui cerca de metade do peso de uma telha feita de fibrocimento.

Outras características das telhas ecológicas é que elas são mais flexíveis e difíceis de serem deformadas, não absorvem água, podem ser fixadas facilmente e a ainda são um ótimo isolante térmico.

Muitas empresas já estão investindo na fabricação de telhas ecológicas, pois elas são econômicas, ajudam a conservar o meio ambiente e ainda possuem diversas vantagens não encontradas nos modelos convencionais.

A tecnologia empregada na fabricação destas telhas também possibilita proteção contra raios UV e ainda possibilita um isolamento térmico significativo: até 87% do calor externo pode ser barrado pelas telhas ecológicas, dependendo do material que for usado em sua fabricação.

As telhas ecológicas, assim como as convencionais, podem ser empregadas em diversos locais na construção civil: telhados residenciais, agrícolas ou industriais, e também em tapumes, dentre outros.

Por apresentarem alta resistência ao peso, impermeabilidade e resistência são indicadas inclusive para a construção de residências em locais suscetíveis às intempéries,como regiões em que neva muito ou que recebe com frequência chuva de granizo, por exemplo.

Como os materiais empregados na fabricação da telha são flexíveis e mais fáceis de trabalhar do que o usado na fabricação da telha convencional, já é possível encontrar telhas ecológicas em diversos formatos e até mesmo cores, permitindo concluir a construção de acordo com as preferencias dos donos.

Ou seja, as telhas ecológicas são uma excelente alternativa ás telhas comuns, e apresentam diversas qualidades que as tornam um produto cada vez mais procurado na hora de construir ou reformar.

pixel Telhas ecológicas
Gostou deste artigo?
Receba as novidades do site em seu email!
Aproveite, é Gratuito! =)

Deixe um Comentário...