Iluminação para Sala de Estar

Dicas para planejar a iluminação da sala

A sala de estar é o local onde as visitas serão recebidas e onde os moradores da casa poderão desfrutar de momentos juntos. Por isso, deve ser agradável. Um dos pontos mais importantes neste ambiente é a iluminação, pois o cômodo deve receber luz de forma adequada sem ficar sobrecarregado ou escuro.

luz%2B %2B3 Iluminação para Sala de Estar

Iluminação para Sala de Estar

Iluminação para Sala de Estar

Por isso a iluminação da sala de estar deve ser cuidadosamente planejada, se possível por um profissional. No entanto o próprio morador pode planejar a decoração e tornar a iluminação eficiente, de modo a destacar o recinto.

As opções para compor a iluminação do ambiente são várias e vão desde lâmpadas comuns posicionadas no centro da sala (comuns em maioria das residências) até complexos conjuntos de luz que integram vários spots pela sala, descentralizando a iluminação.

O problema de centralizar a luz é que os cantos da sala ficam escuros e sombreados, causando um efeito cansativo para as pessoas. Para evitar esse problema sobretudo em salas amplas uma idéia é colocar uma lâmpada principal no centro e alguns spots distribuídos pelos cantos da sala.

Para que o efeito da luz seja suave os spots podem ter uma iluminação mais fraca do que a lâmpada central.

Para tornar a iluminação ainda mais personalizada, o projeto de iluminação pode contemplar camadas de luzes que podem ser acesas em conjunto ou isoladamente. Isso faz com que cada espaço do ambiente possa ser iluminado de acordo com a necessidade. A possibilidade de combinar as luzes acesas de modo a criar um “perfil” de iluminação pessoal é interessante e torna a sala mais aconchegante.

Existem várias técnicas de iluminação como direta ou difusa, e para entender todas elas só contando com o auxílio de um profissional que vai explicar a melhor opção para o ambiente e ainda fazer a instalação necessária.

O projeto pode conter lâmpadas, luminárias, spots, entre vários outros objetos que podem servir de focos de luz.

A iluminação é parte primordial da decoração da sala e deve ser pensada com calma para combinar exatamente com o estilo do morador.

luz%2B %2B2 Iluminação para Sala de Estar

luz%2B %2B4 Iluminação para Sala de Estar

luz%2B %2B1 Iluminação para Sala de Estar

pixel Iluminação para Sala de Estar
Gostou deste artigo?
Receba as novidades do site em seu email!
Aproveite, é Gratuito! =)

Deixe um Comentário...