Dicas para escolher o sofá de sua sala

Dicas para escolher o sofá de sua sala

Quando vamos decorar a nossa sala, a primeira coisa que vem em nossa mente é a compra do sofá. Como ele será? Onde irá ficar? Será que preciso de um sofá grande ou pequeno? Estas perguntas são muito comuns!

dicas para escolher sofa Dicas para escolher o sofá de sua sala

Dicas para escolher o sofá de sua sala

O sofá é a peça onde descansaremos a noite, após um dia de trabalho, sentamos para assistir televisão, acabamos tirando um belo cochilo e de vez em quando recebemos visitas, por isso é muito importante a escolha de um bom sofá, que tenha sua personalidade, mas que também sirva para todos os propósitos.

Escolher um sofá não é uma tarefa simples. Hoje, o mercado oferece grande variedade de estilos, cores, estampas e materiais, além de ampla gama de valores, e é fácil se perder na decisão desta peça fundamental na construção do ambiente.

Além de sempre levar seu gosto em consideração, para transferir parte da sua personalidade ao ambiente, há outros tópicos importantes que podem ajudar você a tomar a decisão. Para não se arrepender da compra, confira as dicas elaboradas para fazer a escolha certa e deixar sua sala alinhada às tendências e com a sua cara.

Mais espuma ou duro?

Tudo depende do uso que for fazer da peça. Vai descansar ou passar muito tempo no sofá? Priorize o conforto. Assistir a filmes e passar longas horas deitado no sofá são usos que pedem um item com mais espuma. Já se decidir receber visitas ou se não for passar muito tempo no móvel, pode escolher uma peça mais dura. Outra dica importante é escolher materiais que não prejudiquem sua coluna. Faça perguntas sobre a espuma aos vendedores e prefira materiais modernos e anatômicos. Quando for à loja, sente-se e sinta-se confortável e feliz no sofá, independentemente do uso que for fazer dele.

Liso ou estampado?

A combinação com o tapete deve ser harmônica. Se optar por um sofá estampado, invista em um tapete liso e vice-versa. Da mesma forma, se o sofá for escuro, use um tapete claro para equilibrar o ambiente. Para não errar, a melhor escolha é um sofá liso, pois oferece mais opções para escolha dos outros itens da sala. Se tiver crianças e animais em casa, escolha uma cor mais escura para disfarçar eventuais sujeiras. Do contrário, opte por tons claros, como o bege, que sempre é tendência, além do cinza e do azul. Se quiser abusar das cores, encontre acessórios, como almofadas e capas que podem ser facilmente trocados se você mudar de ideia.

Grande ou pequeno?

O espaço que o sofá ocupa não deve ser invasivo, isto é, ocupar o espaço a ser utilizado pelas pessoas. Por isso, se seu ambiente é pequeno, escolha um móvel de dois lugares. Priorize a criação de espaço para circulação das pessoas. Isso cria um ambiente equilibrado, confortável e aconchegante. Uma opção é colocar um aparador atrás do sofá ou mesmo usá-lo para dividir ambientes, no caso de sala de estar e sala de jantar conjugados. Dica também é você medir o local onde o sofá irá ficar. Isso te dará uma ideia maior do tamanho que deve comprar. Por exemplo, se a parede tem 3m, compre um sofá de no máximo 2m.

Couro ou tecido?

O couro ecológico é mais fácil de limpar e manter. Já o tecido é mais aconchegante, porém mais vulnerável a manchas e sujeira. Se preferir o tecido, é possível fazer um processo de impermeabilização que dificulta a absorção de líquidos. Uma alternativa é usar uma capa de tecido protetora, para evitar que o material se desgaste ou se suje facilmente.

Seja qual for o estilo de seu ambiente, tenha em mente que o sofá é a peça-chave para construção da sala. Ele ditará as cores e a proporção do espaço. Por isso, concilie seu gosto com a criação de um espaço harmônico e agradável, fácil de adaptar às novas tendências.

pixel Dicas para escolher o sofá de sua sala
Gostou deste artigo?
Receba as novidades do site em seu email!
Aproveite, é Gratuito! =)

Deixe um Comentário...