Decoração com Garrafas PET

Esta querendo fazer algo diferente em sua casa, mas não tem condições financeiras no momento? Que tal aprender a fazer uma decoração utilizando apenas garrafas PET?

Decorar a própria casa é uma tarefa difícil, principalmente quando não temos uma grande verba disponível, mas como ornamentar nossos ambientes preferidos sem a ajuda de um profissional e sem investir muito nos objetos?

Decoração com Garrafas PET

decoracao garrafa pet Decoração com Garrafas PET

Decoração com Garrafas PET

Você pode achar que a resposta a essa pergunta esta distante de nossa realidade, mas em meio a uma crise ecológica e financeira, a arte sustentável tem sido muito comentada e uma decoração reciclável pode ser uma solução para esses dois problemas.

As garrafas plásticas foram inventadas em 1970 nos Estados Unidos e só passaram a ser recicladas em 1990. No Brasil, pouco mais da metade do que é produzido é reciclado, mas aos poucos essa realidade está mudando, chegando até às nossas casas.

Reciclar com bom gosto é fácil e pode ser feito por você mesmo, mas também existem diversos artistas tem se dedicado a essa prática, transformando lixo em arte valiosa. Itens como luminárias feitas com copinhos de iogurte, porta revistas, porta trecos, ampulhetas e vasos feitos com garrafas de refrigerante dão um toque especial e ecologicamente correto à sua decoração. Até cúpulas de abajur, luminárias, pufes e sofás podem ser feitos com esse material.

As garrafas PET podem ser reaproveitadas de forma delicada e, com um pouco de criatividade, podem dar um ar de sofisticação às suas práticas ecológicas. Um dos bons aspectos dos objetos feitos com garrafas plásticas é a transparência. Este é um dos elementos que devem ser explorados tanto na feitura das peças quanto na aplicação destas aos ambientes de sua casa.

As peças decorativas podem ser usadas não só em espaços internos, como também em espaços externos. Não sabe como utilizá-las? Aqui vão algumas dicas de decoração sustentável:

  • Uma cortina confeccionada com o fundo destes recipientes faz alusão a várias flores em conjunto com um belíssimo caimento para ambientes e até enfeitar paredes que não possuam quadros ou móveis por perto;
  • Vasos, móbiles, luminárias e outros itens podem também dar um toque diferenciado à sua decoração;
  • Se você realmente gosta da ideia de utilizar itens reciclados em sua casa, vale apostar nos itens mobiliários confeccionados com plástico, como é o caso de poltronas, pufes e até mesmo sofás;
  • Fora de casa, o jardim pode ser decorado com garrafas que servem de recipientes para o cultivo das plantas. Podem ser espalhados na grama ou pendurados na parede, preenchendo espaços com beleza e respeitando a natureza;
  • Confeccionar flores artificiais e misturá-las às de verdade pode criar um efeito surpreendente no paisagismo;
  • Aposte também nas peças pintadas, deixando sua casa ainda mais alegre. A metade de cima da garrafa pode ser cortada, transformando seu bocal no miolo de uma flor e o restante pode se tornar suas pétalas. Depois a peça pode ser pintada com tinta spray, dando lindos enfeites de mesa ou jardim e até móbiles.

A decoração despretensiosa tem sido destaque em diversos simpósios e encontros de decoração ao redor do mundo. Você também pode seguir essa tendência e ainda ajudar o meio ambiente.

Que tal tentar começar a fazer esta arte em casa? Mude sua rotina de desperdícios, separe as garrafas das bebidas que consome durante a semana e siga sua intuição criativa. Na internet também há diversos tutoriais de como fazer diferentes objetos e você pode ir a exposições ou lojas que exponham esses produtos.

decoracao garrafa pet 1 Decoração com Garrafas PET

pixel Decoração com Garrafas PET
Gostou deste artigo?
Receba as novidades do site em seu email!
Aproveite, é Gratuito! =)

Deixe um Comentário...