Como fazer uma parede texturizada

Como fazer uma parede texturizada

Uma parede com detalhes originais pode fazer toda a diferença em um ambiente. A decoração e o acabamento são itens essenciais em uma casa, escritório, loja ou outro qualquer outro tipo de imóvel. Além das cores diferenciadas, as texturas nas paredes são excelentes métodos para tornar um cômodo aconchegante, único e moderno.

como fazer uma parede texturizada Como fazer uma parede texturizada

Como fazer uma parede texturizada

As texturas disponíveis no mercado da construção civil oferecem várias opções de aplicação. Além de decorar, as texturas podem ser usadas como um meio de corrigir pequenas imperfeições nas paredes, como infiltrações, buraquinhos e marcas de sujeira causadas pela exposição ao tempo e outros fatores.

Para fazer as texturas, bastam alguns materiais específicos para desenhar as ranhuras, criatividade e disposição para deixar o ambiente mais bonito e moderno. Apenas uma parede é suficiente para deixar o local com um design sofisticado. Os materiais utilizados neste processo tem baixo custo.

As texturas de parede são vendidas nas lojas de materiais de construção ou tintas, na cor branca ou coloridas, na cor que deseja aplicar. Para conseguir o efeito desejado, você poderá encontrar um especialista para fazer a parede texturizada ou dedicar algumas horas e fazer você mesmo.

Uma boa dica dada por decoradores profissionais, é fazer apenas uma parede com a textura e as demais de outra cor que combine no ambiente. Outra opção é fazer um ambiente com cores, do estilo tom sobre tom. Por exemplo, utilize o verde mais escuro na parede texturizada e um tom mais claro nas outras três para dar um destaque especial.

As paredes texturizadas podem ser feitas tanto nas construções antigas quanto nas novas. Quando o reboco for novo, a recomendação é que se espere um prazo de 30 dias para fazer a texturização para que os materiais utilizados se fixem melhor nas paredes.

Aprenda a fazer uma parede texturizada:

Caso queira aprender a fazer uma textura nas paredes você irá precisar dos seguintes materiais: rolo de lã com cabo, espátula plástica lisa, espátula plástica com dente M, bandeja tamanho grande, lixadeira, folha de lixa para alvenaria, bloco de espuma, tinta acrílica fosca na cor desejada, massa para textura lisa e gel envelhecedor.

Comece seu trabalho aplicando a massa para textura. Pegue a espátula dentada e vá fazendo movimentos curtinhos. Vá desenhando na parede, quadrados na vertical e na horizontal, ligados uns aos outros. Faça movimentos de cima para baixo e da esquerda para direita. Uma boa dica para ter um ótimo resultado é seguir um único sentido. Depois de aplicar sobre toda a superfície aguarde a secagem da massa.

O próximo passo é passar a lixadeira para uniformizar a parte desenhada da parede, utilizando a lixa grão. A lixa deve ser passada suavemente para tirar as pontinhas e rebarbas que ficam sobre a parede texturizada. Após esta etapa, a parede acumula uma grande quantidade de pó proveniente da massa. Retire bem o pó antes de continuar. Um espanador pode ser muito útil nesta etapa.

Agora, coloque a tinta na bacia grande. Utilize o rolo de lã para dar uma demão de tinta acrílica fosca em cima da massa acrílica. Espere secar e passe o gel envelhecedor. Retire cuidadosamente todo o excesso do gel. Com a espuma faça movimentos verticais e horizontais para conseguir um jogo de cores na sua parede texturizada. Pronto, agora seu ambiente está bem mais moderno e aconchegante.

como fazer uma parede texturizada 1 Como fazer uma parede texturizada

pixel Como fazer uma parede texturizada
Gostou deste artigo?
Receba as novidades do site em seu email!
Aproveite, é Gratuito! =)

Deixe um Comentário...